Notícias

Água virtual: quantidade de água imbutida na produção de um bem, produto ou serviço

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), água virtual é a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. Ela está embutida no produto, não apenas no sentido visível, físico, mas também no sentido “virtual” (daí o seu nome), considerando a água necessária aos processos produtivos – ela é, portanto, uma medida indireta dos recursos hídricos consumidos por um bem.

Na agricultura, apenas 17% das lavouras são irrigadas, porém são responsáveis por cerca de 40% da produção de alimentos, e muita água é dispensada nesta produção. Abaixo se encontram os valores estimados de quantos litros de água são necessários para a produção de 1 kg de cada um destes alimentos:

– Batata: 500 L

– Milho: 1.180 L

– Carne de frango: 3.500

– Carne bovina: 17.500 L

– Feijão: 340 L

– Arroz: 2.500 L

– Trigo: 500-4.000 L

– Soja: 1.650 L

Já para o setor industrial, 1 litro de água utilizado gera um rendimento 70 vezes mais valioso que o mesmo litro usado na agricultura. Veja abaixo os produtos gerados em processos industriais e quanta água virtual é dispensada neles.

– 1 L de gasolina: 10 L de água

– 1 kg de papel: 324 L de água

– 1 kg de aço: 235 L de água

– 1 automóvel: 380.000 L de água

Ao final deve-se considerar toda a cadeia produtiva envolvida nas atividades descritas acima, exemplo disto seria a carne bovina que apresenta grande consumo de água uma vez que utiliza-se de diversos insumos como soja na ração dos animais.

It was among the first colleges in the country to grant writing paper law degrees to women and african americans, the first college to put an african american player on a varsity team, the first state university to recognize a lgbt allied union
Copyright © 2012 AMBIANCE ASSESSORIA AMBIENTAL - Todos os direitos reservados.