Notícias

Coleta seletiva de lixo é destaque da Parada Sustentável

Cerca de 3,3 toneladas de papel e papelão, PET, vidros e plásticos diversos, alumínio, ferro e outros produtos recicláveis foram encaminhados para processamento e reaproveitamento no período compreendido entre 04 e 07 de abril, pelo Itajaí Stopover Sustentável, plano de sustentabilidade da parada brasileira do Volvo Ocean Race em Itajaí. O programa interativo de gestão de resíduos sólidos tem a participação direta do público visitante, restaurantes, lanchonetes e bares, além da atuação da cooperativa Cooperfoz. O programa tem o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Ecosorb, Prefeitura de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAMAI), Porto de Itajaí e da Secretaria de Obras e Serviços Municipais.

“Nunca se viu um evento tão limpo na região, a comunidade está bastante consciente com relação a destinação do lixo”, diz Amilcar Gazaniga, presidente do Comitê Central Organizador (CCO) do Itajaí Stopover. O Plano de Sustentabilidade atua em parceria com os programas já existentes na cidade atrelados ao desenvolvimento sustentável. Segue a linha do programa de coleta seletiva do município de Itajaí, com a instalação de 60 pares de lixeiras posicionados ao redor do Centreventos e na vila da regata. Outros 40 pares de lixeiras de coleta seletiva foram instalados na área interna do Centreventos, dentro da Feira Náutica, no media center e escritório das equipes. As lixeiras são nas cores azul e amarela, para lixos recicláveis e não recicláveis.

Todos os pontos de alimentação dentro do evento (restaurantes, lanchonetes, cozinhas de apoio e ponto de catering das equipes da regata) foram preparados para separar os resíduos de forma adequada, já na fase de produção. Para facilitar o descarte do lixo orgânico, bombonas de 50 litros com tampa foram disponibilizadas para todos os estabelecimentos que preparam alimentos. “Conseguimos evitar que 90% do lixo orgânico na caçamba e isso evita mau cheiro causado pelo vazamento do líquido e sacos arrebentados” explica Glenn Suba, coordenador do projeto.

Um centro de reciclagem foi montado bem em frente ao pavilhão da Volvo na Vila da Regata, onde a Cooperfoz, a cooperativa de materiais reciclados parceira da coleta seletiva do município da Itajaí, recebe todos os resíduos gerados pelo evento e separa nas devidas categorias de material reciclável.

Durante o período de montagem do evento foram destinados para reciclagem:
250 kg de papelão
193 kg de plásticos variados entre filme, PET e outros
47 kg de latinhas e outros itens de ferro.

Somente nos quatro primeiros dia de realização ( de 04/04 até 07/04) foram encaminhados para reciclagem:
Papelão -700 kg
PET – 378 kg
Plasticos – 159 kg
Vidros – 1004 kg
Aluminio lata – 506 kg
Lata ferro – 50 kg

(http://www.volvooceanraceitajai.com/noticia/coleta-seletiva-de-lixo-e-destaque-da-parada-sustentavel)

It’s the revenue contribution of the core gamer segment that continues to outpace all other segments and remains vital to the https://www.spying.ninja future of the industry
Copyright © 2012 AMBIANCE ASSESSORIA AMBIENTAL - Todos os direitos reservados.